sexta-feira, 22 de maio de 2009

"O Museu em Raio X" - Até 31 de Maio 2009

Só agora tive conhecimento, mas felizmente ainda vou a tempo de divulgar, que o Museu do Hospital e das Caldas assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009, sob o tema “Património e Ciência”. Foi precisamente nesse âmbito e, destacando o carácter assistencial e cientifico que sempre caracterizaram o Hospital Termal Rainha D. Leonor, que o Centro Hospitalar do Oeste Norte e o Museu do Hospital e das Caldas se associou ao ICOMOS e IGESPAR nestas comemorações, que abriu ao público a exposição “O Museu em RX” que “chama a atenção para a importância da ciência e das tecnologias na conservação dos bens patrimoniais”, explicou Dora Mendes, uma das responsáveis pelo Museu do Hospital e das Caldas.

Foram escolhidas algumas obras da exposição permanente daquele espaço museológico e foram feitas radiografias, o que permitiu ver que no quadro da Josefa de Óbidos o menino estava virado para o lado contrário. Através dos raios X foi possível encontrar elementos metálicos ocultos nas esculturas de madeira ou remendos na tela onde está retratada a rainha D. Leonor.


Desde 18 de Abril a 31 de Maio 2008 O Museu em RX
Local: Museu do Hospital e das Caldas

NOTA: Este Museu promove ainda, junto das escolas o desenvolvimento de actividades de educação e sensibilização patrimonial. Num interessante contexto, O Dr. Patrimonium, faz a analogia entre o médico que todos conhecemos e que nos cura quando estamos doentes, com o técnico de Conservação e Restauro que cuida dos bens patrimoniais. Este Doutor é o guia nestes programas, facilitando desta forma a aproximação dos alunos a todas as questões.

Mais informações em: http://museudohospital.wordpress.com/2009/04/14/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-2009/

Sem comentários: