sexta-feira, 22 de maio de 2009

"O Museu em Raio X" - Até 31 de Maio 2009

Só agora tive conhecimento, mas felizmente ainda vou a tempo de divulgar, que o Museu do Hospital e das Caldas assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009, sob o tema “Património e Ciência”. Foi precisamente nesse âmbito e, destacando o carácter assistencial e cientifico que sempre caracterizaram o Hospital Termal Rainha D. Leonor, que o Centro Hospitalar do Oeste Norte e o Museu do Hospital e das Caldas se associou ao ICOMOS e IGESPAR nestas comemorações, que abriu ao público a exposição “O Museu em RX” que “chama a atenção para a importância da ciência e das tecnologias na conservação dos bens patrimoniais”, explicou Dora Mendes, uma das responsáveis pelo Museu do Hospital e das Caldas.

Foram escolhidas algumas obras da exposição permanente daquele espaço museológico e foram feitas radiografias, o que permitiu ver que no quadro da Josefa de Óbidos o menino estava virado para o lado contrário. Através dos raios X foi possível encontrar elementos metálicos ocultos nas esculturas de madeira ou remendos na tela onde está retratada a rainha D. Leonor.


Desde 18 de Abril a 31 de Maio 2008 O Museu em RX
Local: Museu do Hospital e das Caldas

NOTA: Este Museu promove ainda, junto das escolas o desenvolvimento de actividades de educação e sensibilização patrimonial. Num interessante contexto, O Dr. Patrimonium, faz a analogia entre o médico que todos conhecemos e que nos cura quando estamos doentes, com o técnico de Conservação e Restauro que cuida dos bens patrimoniais. Este Doutor é o guia nestes programas, facilitando desta forma a aproximação dos alunos a todas as questões.

Mais informações em: http://museudohospital.wordpress.com/2009/04/14/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-2009/

domingo, 17 de maio de 2009

Jarro com prato e tampa

Este Jarro com prato e tampa, de Manuel Cipriano Gomes "O Mafra", após a intervenção, também fará parte da mesma exposição: "Manuel Mafra 1829-1905 Mestre na Cerâmica das Caldas"
.Jarro com prato e tampa antes da Intervenção de Conservação e Restauro.

.Tampa antes da Intervenção de Conservação e Restauro.

. Tampa em faiança, de forma trilobada, areada com pega formada por folhagem em tons de verde. (Teria ainda um elemento decorativo central que se perdera).
Pertencente a um jarro, com asa e prato.
Jarro bojudo com boca triangular. Apresentando no bojo decoração relevada de folhas e flores policromadas sobre fundo também areado. Asa formada por um tronco com bolotas.
Peça modelada e rodada, em faiança, areada, policroma e vidrada a castanho, verde e amarelado.
. O interior da tampa apresenta marca gravada em relevo: “M. MAFRA – CALDAS - PORTUGAL” (encimada por uma coroa).
. Datação: Tratando-se de uma peça com marca, podemos nitidamente afirmar esta tratar-se de uma cerâmica de Manuel Cipriano Gomes Mafra “O Mafra”, da 2ª metade do séc. XIX (c. 1870-1887).
. Dimensões da tampa: 12 x 14,50 cm.
. Estado de Conservação: A tampa apresentava um total de onze fragmentos (correspondentes à zona da pega que é formada por folhagem). Consequentemente apresentava falhas e faltas de matéria cerâmica bem como do respectivo vidrado. As zonas de fractura encontram-se com sujidades.
NOTA: Apresenta ainda uma lacuna volumetrica correspondente a um elemento decorativo central, que não será reconstituído por até à data, se desconhecer do que se tratara. Por se tratar de uma peça com fins museológicos, as pequenas falhas de matéria existentes nas extremidades das folhas não foram preenchidas pois fazem parte da história da peça e enquadrando-se visualmente no conjunto sem destoar.
.Tampa durante e depois as Intervenções de Conservação e Restauro.

Tinteiro "Escrivão"

Este Tinteiro "Escrivão" atribuído a Manuel Cipriano Gomes "O Mafra", por mim intervencionado e referido nesta mensagem, - já havia anteriormente, há 32 anos, feito parte de uma exposição retrospectiva de cerâmica, pelo que se pode ver no catálogo da "Expo Caldas 77" (nº 320-"Tinteiro", pág. 105)- e, agora após a intervenção volta a estar presente na exposição referida na mensagem anterior, que inaugurará amanhã, pelas 11 horas: "Manuel Mafra 1829-1905 Mestre na Cerâmica das Caldas"

.Tinteiro "Escrivão" antes e depois da Intervenção de Conservação e Restauro.

. Tinteiro em faiança vidrada, moldado e modelado. Representando um jurista ou escrivão sentado a uma mesa com livros e respectivo tinteiro. Assente sobre uma base rectangular, debruada com filete em corda e com os cantos recortados. Vidrado transparente, castanho, verde, azul e amarelo ocre.
. S/marca. (atribuído a O Mafra, Manuel Cipriano Gomes, por comparação com peça semelhante marcada, podemos situá-la c. 1860-1870)
. Dimensões: 18,5x13,5x15,5 cm.
. Estado de Conservação/Intervenções anteriores: A peça encontrava-se bastante danificada (3 fragmentos soltos) 2 pernas da mesa e uma mão do escrivão.
Apresentava colagens diversas, bem como vestígios de colagens de intervenções anteriores e com matéria em falta; um dos tinteiros apresentava matéria em falta e a secretária apresentava a falta de uma perna; Sujidade geral.
.Tinteiro "Escrivão" antes da Intervenção de Conservação e Restauro.

.Tinteiro "Escrivão" durante as Intervenções de Conservação e Restauro.

.Tinteiro "Escrivão" após a Intervenção de Conservação e Restauro.

terça-feira, 12 de maio de 2009

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação celebram no próximo dia 18 de Maio, 2 ª feira, o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus e Turismo”. As comemorações vão decorrer a partir de dia 16.

As comemorações prolongam-se pelo fim-de-semana de 16 e 17 de Maio, bem como pelo dia 18 de Maio, constituindo uma oportunidade para o público afluir aos museus em horários “fora de horas” e para participarem em actividades diversificadas, de carácter lúdico e cultural.

Exposições, ateliês, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer.

A Noite dos Museus vai decorrer a 16 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, exposições, visitas guiadas, concertos e grupos de teatro.

A entrada será gratuita na Noite de 16 de Maio e no dia 18 de Maio, segunda-feira, em que os museus estarão excepcionalmente abertos ao público.

Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 16 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 548 actividades nos museus e palácios envolvidos.

Toda a informação disponível em www.imc-ip.pt/diadosmuseus


A propósito, deixo-vos aqui uma boa sugestão (CLICAR NA IMAGEM):



Localização:

Rua Doutor Ilídio Amado Quinta Visconde de Sacavém - Caldas da Rainha
2504-910 CALDAS DA RAINHA
Distrito: Leiria
Concelho: Caldas da Rainha
Freguesia: Nossa Senhora do Pópulo