terça-feira, 25 de maio de 2010

“VER A IMAGEM” II COLÓQUIO DE DOUTORANDOS DE HISTÓRIA DA ARTE, CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO E TEORIA DO RESTAURO FACULDADE DE LETRAS DA UNIV. DE LISBOA





“VER A IMAGEM” II COLÓQUIO DE DOUTORANDOS DE HISTÓRIA DA ARTE, CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO E TEORIA DO RESTAURO

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Os Doutorandos do III Curso em História da Arte, Ciências do Património e Teoria do Restauro do Centro de Investigação do Instituto de Historia da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, organizam o Colóquio “Ver a Imagem”, a decorrer nos dias 28 e 29 de Maio de 2010, no Anfiteatro III daquela Faculdade.

Com o apoio da Fundação Ciência e Tecnologia e com coordenação científica de Vítor Serrão, Maria João Neto, Fernando Grilo, Luís Afonso e Clara Moura Soares, o Colóquio desenrola-se em quatro painéis que abordam temáticas relacionadas com a Teoria da Arte, o Património e as Identidades, a Imagem tanto na Idade Moderna, como na Arte Contemporânea.

Contando com a participação dos mencionados docentes e de antigos alunos, um dos principais objectivos desta iniciativa concretiza-se igualmente na possibilidade de dar a conhecer os trabalhos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos pelos actuais discentes do Doutoramento, quer aqueles que se encontram em curso, quer os que estão, neste momento, a concluí-lo.

O Instituto de História da Arte acolhe o evento no âmbito de um plano mais alargado de dinamização interna que já conta com diversos cursos livres e colóquios (nacionais e internacionais), destinados ao público em geral, interessado no conhecimento do património histórico e artístico português, bem como na sua preservação e salvaguarda.

Organização: Cristina Horta, Filipa Cordeiro, Joanna Latka, Maria Bispo, Patrícia Monteiro

Inscrição e Pagamento: Estudantes 10€; Publico geral: 15€. A inscrição poderá ser feita no Instituto de História da Arte da FLUL, de 2ª a 6ª Feira, entre as 10h00 e as 16h00, devendo o pagamento efectuar-se na Tesouraria.

Instituto de História da Arte • Faculdade de Letras de Lisboa

Alameda da Cidade Universitária phd.flul.iha@gmail.com

Telef.: 217 920 000 www.veraimagem.blogspot.com

Contacto Organização: 966625275 (Cristina Horta) 968080946 (Maria Bispo)

domingo, 16 de maio de 2010

CENCAL - Cerâmicas Criativas no Museu da Cerâmica

O CENCAL vai ter patente no Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha uma exposição de cerâmica criativa a partir de 18 de Maio englobando três núcleos:

- Cerâmicas Criativas - Novos Ceramistas - Resultado do um longo e sólido percurso inicial pelos caminhos da cerâmica.

- Porcelana, formas e técnicas para uma cerâmica conceptual - Percurso de carácter experimental percorrido através da exploração das características técnicas da matéria para o desenvolvimento de novas formas de expressão plástica, realizado por profissionais ousados.

- Joalharia Cerâmica - Explorando uma aliança como forma de valorizar e diversificar na eterna procura de manifestações emergentes, este é um percurso de ceramistas em prática projectual aliando um metal nobre, a prata, e a mais nobre das argilas, a porcelana.

Inauguração da exposição dia 18 de Maio de 2010 às 18.30 no Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha.Para mais informações:
Museu da Cerâmica
Rua Dr. Ilídio Amado - Ap. 97
2504-910 Caldas da Rainha
Tel.: 262 840 280
Fax: 262 840 281
e-mail: mceramica@imc-ip.pt

ou em: http://www.facebook.com/event.php?eid=119705474728421

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2010 sob o tema “Museus e Harmonia Social” com actividades dedicadas ao tema “Museus e Harmonia Social”.
MNCoches
Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos…, exigindo a criação constante de “pontes” e articulações e a afinação de programas nos museus que contribuam para a integração / coesão / harmonia social.

As actividades da Noite e do Dia Internacional dos Museus previstas para os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus (RPM), onde se incluem os museus e palácios do Instituto dos Museu e da Conservação (IMC), serão brevemente divulgadas no site do Instituto.

Os visitantes gozarão de entrada gratuita neste 18 de Maio (terça-feira), entre as 10h00 e as 18h00.

Para mais informações
www.imc-ip.pt
http://icom.museum/doc/imd2010_links.html
http://www.icom-portugal.org/
info@icom-portugal.pt