domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal!!! Menino Jesus em madeira


. Imagem religiosa - Representação escultórica de um Menino Jesus em madeira. Escultura de vulto plena (elemento fragmentário destacado de uma outra imagem religiosa individual) estaria associada uma outra imagem, pois apresenta um orifício na zona inferior, assentaria muito provavelmente no colo de uma Nossa Senhora.
Policromado com a técnica de acabamento semi-brilhante em tom de pele ou “carnação”, castanho na zona do cabelo e olhos de vidro.
Apresenta, no seu conjunto, uma grande perfeição anatómica. Grande detalhe ao nível da expressão do volume corporal bem como tratamento pormenorizado ao nível das feições do rosto.
Posiciona-se sentado e falta parte do braço e mão direita.
Autoria desconhecida. Não apresenta marca.





                            . Menino Jesus em madeira antes da intervenção de Conservação e Restauro.

. Estado de Conservação inicial: Fragmentado em 8 partes. Faltas de matéria ao nível do material de suporte (na zona do braço direito, mão direita e dois dedos da mão esquerda).
Desagregação da matéria, fendas, fissuras e destacamento geral da “carnação”, orifícios/marcas da acção dos insectos xilófagos. Os braços encontram-se destacados do corpo (amovíveis e apenas um deles existente). Sujidade.









                  . Menino Jesus em madeira durante as intervenções de Conservação e Restauro.



                        . Menino Jesus em madeira após as intervenções de Conservação e Restauro.