quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Convite Arcana 2014 - Fundação Henrique Leote‏


 
RESERVAS PARA:
                Tel: 351 266 989 160                                    reservas@hotelconventosaopaulo.com
                Fax: 351 266 989 167                                  
 
 da Exposição
 
Os Azulejos Setecentistas do Convento São Paulo têm a honra de apresentar a "ROTA DO AZULEJO DE PADRÃO, Século XV ao Século XX".
Num encontro amigável de gigantes e mais uma vertente modelar desse quadrado mágico chamado - Azulejo.
Pretende-se dar a conhecer a evolução da Azulejaria de Padrão ao longo dos séculos e ao mesmo tempo estabelecer uma relação simbiótica com o rico  património azulejar do Convento de São Paulo.
Seleccionada  de um  acervo de  dezenas de  milhar de exemplares  do seu coleccionador Feliciano David, é a primeira exposição temática que se faz em Portugal,  exclusivamente,  por azulejaria de padrão a qual constitui, porventura, uma das expressões mais ricas e características do património azulejar português. 
 
 
do Bailado
 
O bailado "NOUS-inner perception" pela Companhia de Dança QUORUM BALLET, fará a apoteose da noite do ARCANA. 
Projecto adaptado ao espaço Convento de São Paulo, que pretende levar o público numa viagem coreográfica da mais recente criação da companhia QB, “NOUS – Inner Perception”.
 
Utilizando uma linguagem coreográfica complexa, com uma fiscalidade algo acelerada, fazse a analogia ao olhar – o mais forte dos sentidos, que nos traz informação quase que instantânea. Pretendese chegar mais perto do intelecto e da mente, ver e sentir para além do olhar, chegar até ao outro lado do “espelho” porque caminhamos e vivemos a uma velocidade vertiginosa, cada vez menos ligados e cada vez menos absorvidos.
 
 
Coreografias e conceito:  Daniel Cardoso
Bailarinos: Elson Ferreira, Filipe Narciso, Inês Godinho, Mathilde Gilhet.
Técnico de luz: Rui Daniel
 
do Convento de São Paulo
Erguido em 1182 por eremitas desejosos de oração e bem estar, a meia encosta da Serra d’Ossa, entre Estremoz e Redondo, em pleno Alentejo, o Convento de São Paulo é agora um confortável e requintado hotel. Testemunham várias crónicas que o Convento de São Paulo acolheu, ao longo dos séculos, importantes figuras como D. Sebastião, D. João IV e D. Catarina de Bragança que, em 1661, casou com Carlos II de Inglaterra. Aliás, na biblioteca do Convento existe ainda uma tela restaurada pelo Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa que atesta a passagem de D. Sebastião pelo Convento de São Paulo, em finais de 1577, quando viajava para o Norte de África, onde morreu em combate na batalha de Alcácer Quibir. São histórias como esta que fazem do Convento de São Paulo um destino ímpar.
 
Com uma preciosa colecção de cerca de 55mil azulejos, o Convento de São Paulo tem a maior colecção privada do país. 
A requintada azulejaria azul-cobalto data dos reinados de D. João V, bem como de D. José I, e configura um conjunto monumental produzido nas melhores oficinas de Lisboa. Algumas das encomendas de azulejaria destinaram-se a espaços específicos e devem ter tido patronos individualizados, como os da Capela do Bispo onde se vê a assinatura de António de Oliveira Bernardes ou os da Capela de Nossa Senhora da Conceição, cuja autoria é atribuída a Gabriel del Barco. A maioria dos painéis, contudo, é da autoria de um mestre que usa o monograma P.M.P. e constituem um caso notável da azulejaria.
Comprado em hasta pública em 1870 pela Família Leote, depois de ter estado 36 anos ao abandono e a ser saqueado, tem tido desde há 4 gerações a esta parte, Gente, que lutou pela preservação desse legado grandioso que faz parte da nossa riquíssima história de Portugal. 4  Gerações de trabalho, grande empenho e perseverança para reerguer, preservar e dar a conhecer este espantoso monumento, património de Portugal.
Premiado em 2012 pela Associação Europeia dos Museus e obtém menção honrosa  da Associação Portuguesa de Museologia.
Ter o privilégio de dormir num Museu.... muito confortavelmente.
    
Num conceito Natura/Cultura

 
 
 
 

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
  
Hotel Convento de São Paulo
Aldeia da Serra - 7170- 120 Redondo
Tel.:266 989 160 * Fax.: 266 989 167