Intervenções de Conservação e Restauro de cerâmica realizadas com Antiquários, Museus e Coleccionadores privados. Para todos os que se interessam pela recuperação de peças. Works in Restoration and Conservation with respected antique dealers and Museums in Portugal, as well as private ceramic collectors. For all the lovers of Ceramics (Majolica, Terra Cotta and Family Heirlooms and Sentimentals)
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Azulejos de padrão - tipo fitomórficos - policromos - Século XVII
Imagens:
. Antes da intervenção;
. Durante a limpeza do tardoz;
. Durante os preenchimentos;
. Após a intervenção.
Azulejos de padrão - tipo maçaroca - Azul e branco - Século XVII
. Antes da intervenção;
. Após a intervenção (geral);
. Após a intervenção;
. Após a intervenção (pormenor).
CLIQUE SOBRE AS IMAGENS (para as ampliar e poder visualizar as Intervenções de Conservação e Restauro ainda com mais pormenor).
Azulejos de padrão ponta de diamante de finais Século XVI
. Antes da intervenção;
. Durante os preenchimentos (geral);
. Durante os preenchimentos (pormenor);
. Após a intervenção.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Sete Santos
. Representação de uma Nossa Senhora de Fátima de faiança clara. Peça cor de carne. Apresenta orifícios na zona superior e posterior da cabeça, o que leva a crer que teria coroa e aureola respectivamente.
. Dimensões: 35,5cm de Altura; 14cm de Largura e 8cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Pequenas falhas de matéria na zona da base e do véu e sujidade.
ANTES - DEPOIS
. Representação de uma Nossa Senhora de Fátima de gesso (sem orifícios). Peça de cor bege assente em base castanha. Peça marcada na zona posterior da base – CASA N.S.L. PORTO.
. Dimensões: 29,5cm de Altura; aprox. 9,5cm de Largura e 6,5cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Colagens anteriores na zona posterior da cabeça e do manto. Falhas de matéria na zona posterior do manto, nos dedos das mãos e do pé esquerdo, na testa, nas zonas salientes do véu e ao longo da base. Sujidade.
ANTES - DURANTE (frente/verso) - DEPOIS
. Imagem de vulto em madeira, representando a Nossa Senhora da Conceição acompanhada da iconografia de três Putti e uma serpente sobre uma meia lua. Vestígios de policromia verde, vermelha e dourada. Apresenta um orifício na base (seria aponível).
. Dimensões: 20cm de Altura; aprox. 8cm de Largura e 7cm de profundidade
. Estado de Conservação: Falta na cauda da serpente e falta de cerca de 2cm no corpo da serpente. Falta das mãos e da base (peanha). Sujidade.
ANTES - DEPOIS
. Representação de Nossa Senhora da Conceição em barro vermelho, dourada com desenhos no manto a branco e debruado a carmim. Sobre globo ou nuvem azul, acompanhada da iconografia de anjos, Putti e uma serpente. Assenta numa base quadrada também dourada. Tinha auréola (tem dois buracos na cabeça).
. Dimensões: 24cm de Altura; 8,5cm de Largura e 6,2cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Duas falhas de reduzidas dimensões no manto. Sujidade.
ANTES - DURANTE - DEPOIS
. Representação de Santa Teresa de Lieux ou do Menino Jesus. Veste como abadessa das carmelitas descalças, de véu preto, vestido castanho e manto bege sobre base verde. Representada com um crucifixo e um braçado de rosas.
. Dimensões: 20cm de Altura; 6,5cm de Largura e 6cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Diversas falhas, uma maior na zona do punho e uma antiga na zona do crucifixo. Fragmentos: uma grande pertencente à base posterior e três de reduzidas dimensões do punho. Sujidade.
ANTES - DEPOIS
. Representação de Santa Teresa de Lieux ou do Menino Jesus. (De pequenas dimensões). Veste como abadessa das carmelitas descalças, de véu preto, túnica castanha e manto bege debruado a dourado (teria brilhantes) assente sobre base verde e castanha. Representada com um crucifixo e um braçado de rosas.
. Dimensões: 14,5cm de Altura; 5cm de Largura e 4cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Diversas falhas: uma na zona do crucifixo, diversas na zona posterior do véu e outra de cerca de 1,5cm na base. Sujidade.
ANTES - DURANTE - DEPOIS
. Representação de Santa Filomena. Iconograficamente com flechas e uma âncora, atributos relativos ao seu suposto martírio. Indumentária: túnica rosa com pregas debruada a dourado (com brilhantes) e cintada com cordão também este dourado. Assenta sobre base verde e castanha.
. Dimensões: 24,5cm de Altura; 7,50cm de Largura e 5,5cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Diversas falhas: uma de grandes dimensões na zona da âncora, outra na mão e parte inferior da palma (caule). Fragmento da cabeça. Sujidade.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Estágios em regime de voluntariado e acção de formação em conservação de medalhas - SLB
O Projecto “Sport Lisboa e Benfica - Conservação da Colecção, do Inventário à Divulgação” surge da vontade de preservar o espólio do Clube e tornou-se possível mediante a parceria com a empresa ARGO – Conservação & Restauro.
Ao fim de mais de cem anos de existência surge a oportunidade de valorizar e dinamizar este acervo de forte índole histórica que se cruza com a Identidade e História de Portugal no séc. XX.
Foi oficialmente inaugurado, dia 2 de Novembro no Estádio da Luz um espaço designado RCR (Reserva, Conservação e Restauro), com vista a ser visitado por todos. Este espaço foi construído e equipado de modo a reunir todas as condições necessárias à preservação e manutenção da colecção actualmente composta por um número aproximado de 20 mil exemplares de valor incalculável.
No RCR encontra-se uma sala de trabalho eclética, adequada à conservação de materiais diversos; um laboratório de intervenção em metais; um espaço munido de câmara anoxia, dedicado a desinfestações; e quatro salas de reserva equipadas com estantes móveis “state of the art”.
Sendo o espólio do Clube composto por milhares de peças, respeitantes às inúmeras modalidades desportivas, foi criado um sistema de gestão de colecções com base de dados relacional que permite o cruzamento do inventário com todas as informações inerentes à conservação.
Dada a extensão e interesse do trabalho em curso, foi desenhado um programa de estágios curriculares para alunos universitários a nível nacional e internacional e, ainda, acções de formação específicas no âmbito da preservação, conservação e restauro do património, vertentes que proporcionarão ao público geral um contacto mais directo com este universo.
Usando como veículo o seu vasto Património, o SL Benfica é agora pioneiro no que respeita à aliança entre Cultura, Desporto e Tecnologia, abrindo portas a contínuas acções de valorização e dinamização da colecção.
In: http://www.slbenfica.pt/Pesquisar.asp
ESTÁGIOS EM REGIME DE VOLUNTARIADO
Estes podem ser parte curricular do curso ou apenas como voluntariado depois ou durante a formação superior do candidato. Todos os interessados com formação em conservação e restauro podem concorrer e as inscrições ainda estão a decorrer.
O estágio desenvolve-se no Estádio da Luz no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro e tem a duração mínima de um mês em regime de horário completo.
Inclui almoço no espaço de refeições dos funcionários do clube e reembolso de transportes públicos.
Se tiver interesse ou precisar de mais informações vá a http://www.argo-cr.com/ ou ligue para o 966577123 ou para o 914006202.
ACÇÃO DE FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE MEDALHAS
O SLB, em parceria com a ARGO - Conservação e Restauro, abre inscrições
para a acção de formação em preservação de medalhas, tendo como
objectivo sensibilizar o público para as questões da conservação,procedimentos de manuseamento, manutenção e prevenção da deterioração.
Inscrições até dia 25 de Novembro.
Inscrições e informações: www.slbenfica.pt/cursoconservacao
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
"ResPublica 1910 e 2010 face a face"
No âmbito das comemorações do centenário da república, inaugura hoje às 18h30 a exposição RES PUBLICA.
Está é uma mostra que propõe o confronto entre obras de 1910 e 2010, em função de problemáticas que discutem o contexto e a natureza da res publica e das heranças sociais da República no mundo contemporâneo.
Aqui fica o convite.
Exposição realizada em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e integrada, por isso, num vasto conjunto de iniciativas, esta exposição propõe o confronto entre obras do início do século XX e do início do século XXI.
Com incidência nacional, a exposição inclui obras de artistas estrangeiros que pontuam e sublinham aspectos da abordagem desenvolvida.
Curadoria: Helena de Freitas e Leonor Nazaré
Estará patente de 08/10/2010 a 16/01/2011
Das 10h00 às 18h00; de Terça a Domingo
Galeria de Exposições temporárias do Edifício Sede e jardim da Fundação Calouste Gulbenkian
"O Confessionário"
. Representação de um frade com túnica azul clara, de cordão na cintura e lenço na mão, sentado no interior de num confessionário negro (com aproximadamente 25 cm de altura) e uma senhora de joelhos no exterior, de saia também azul clara pregueada e véu branco rendilhado sobre a cabeça. Peça em terracota, policromada.
. Apresenta marca: José Alves Cunha – Caldas da Rainha, Século XIX.
. Estado de conservação: Lacunas, levantamento e risco de perdas pontuais ao nível da policromia. (Repinte parcial do confessionário e falta volumétrica do pé esquerdo da figura confessa)
. Tratamento de Conservação realizado: Fixação pontual da policromia em destacamento ou em risco eminente de destacamento. Limpeza. - Tratamentos ao nível da conservação apenas para estabilização da peça.
. "O Confessionário" durante os tratamentos de Conservação.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Colar em porcelana
. Antes e depois da intervenção de Conservação e Restauro.
. Peça de autor em porcelana, não vidrada, em forma de colar.
. Autoria: “ Bolota Cerâmicas" - Caldas da Rainha - PORTUGAL
. Datação: Século XXI – Cerâmica contemporânea
. Estado de Conservação: Encontrava-se em três fragmentos.
Para mais informações sobre a autoria desta peça:
http://bolotaceramicas.blogspot.com
terça-feira, 29 de junho de 2010
Amanhã e Quinta: Colóquio "Um gosto Português. O uso do Azulejo no Séc. XVII"
Das 9.30h às 17.30h no Museu Nacional do Azulejo
Clique na imagem para ampliar o Programa.
Inscrições: 218 100 340
Mais informações e ficha de inscrição disponíveis em:
http://mnazulejo.imc-ip.pt/Data/Documents/Cursos/Colóquio%20séc.%20XVII.pdf
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Festa da Arqueologia dias 3 e 4 de Julho, no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa .
Nos próximos dias 3 e 4 de Julho, no
icónico espaço das ruínas da Igreja do Carmo, terá lugar a primeira
Festa da Arqueologia.
Através de inúmeras actividades, os
visitantes irão descobrir o que é Arqueologia, como se faz e o que se
descobre em cada período histórico.
Poderão participar numa escavação a
brincar, fazer perguntas aos arqueólogos, saber como se vivia numa
comunidade pré-histórica, participar numa oficina de restauro de ânforas
romanas, ver o tratamento de materiais arqueológicos ao vivo, descobrir
múmias no museu, assistir a vídeos e sessões temáticas que lhes
mostrarão interessantes sítios e trabalhos nacionais em Arqueologia, e
muito mais.
Organizado pela centenária Associação
dos Arqueólogos Portugueses e pelo Museu Arqueológico do Carmo,
convidamos as famílias, e não só, a vir descobrir o fantástico mundo da
Arqueologia, no fim-de-semana de 3 e 4 de Julho, a partir das 10h00.
A entrada é livre.
Programa
Actividades a acontecer durante todo o dia:
* Escavação a brincar – Vem experimentar a Arqueologia ao vivo!
* Conversa com os Arqueólogos
* Com o que se faz a Arqueologia? – Descobre as ferramentas e métodos de trabalho dos arqueólogos
* Atelier de metalurgia – Faz e decora o teu colar de guerreiro
* Atelier de restauro de ânforas romanas
* Tratamento de materiais arqueológicos
* Exposição sobre vários sítios arqueológicos
* Vídeos e fotos de escavações arqueológicas
Outras Actividades:
* Em torno um sarcófago e de uma múmia – Teatro: Um egiptólogo procura esclarecer as dúvidas de dois jovens assistentes acerca dos vestígios arqueológicos do antigo Egipto existentes do Museu Arqueológico do Carmo, e no fim todos podem fazer as suas perguntas.
* Exploradores no Museu! – De onde vieram os objectos do Museu? Quem será que os encontrou? E porque ficaram aqui? Entre COLHERES PRÉ-HISTÓRICAS e MÚMIAS, entre ESPADAS e BRASÕES vem connosco descobrir e explorar a colecção do Museu Arqueológico do Carmo! Para tudo anotares e nada perderes agarra o teu caderno de campo e parte à descoberta…
* Atelier de Talhe - Vem ver como se fazem os instrumentos de pedra lascada!
* Visitas guiadas ao Museu Arqueológico do Carmo
Contactos:
Tel.: +351 21 347 86 29/ +351 21 346 04 73
Fax: +351 21 324 42 55
E-mail: festa.da.arqueologia@gmail.com
www.arqueologos.pt
www.museuarqueologicodocarmo.pt
Informações: http://festadaarqueologia2010.wordpress.com/
terça-feira, 25 de maio de 2010
“VER A IMAGEM” II COLÓQUIO DE DOUTORANDOS DE HISTÓRIA DA ARTE, CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO E TEORIA DO RESTAURO FACULDADE DE LETRAS DA UNIV. DE LISBOA
“VER A IMAGEM” II COLÓQUIO DE DOUTORANDOS DE HISTÓRIA DA ARTE, CIÊNCIAS DO PATRIMÓNIO E TEORIA DO RESTAURO
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Organização: Cristina Horta, Filipa Cordeiro, Joanna Latka, Maria Bispo, Patrícia Monteiro
Instituto de História da Arte • Faculdade de Letras de Lisboa
Alameda da Cidade Universitária phd.flul.iha@gmail.com
Telef.: 217 920 000 www.veraimagem.blogspot.com
Contacto Organização: 966625275 (Cristina Horta) 968080946 (Maria Bispo)