quinta-feira, 14 de julho de 2016

Prato "lagosta"




Prato "lagosta" da autoria de  Costa Motta Sobrinho estado inicial e respectiva marca. 


Prato "lagosta"da autoria de  Costa Motta Sobrinho durante as intervenções de Conservação e Restauro.

Prato "Lagosta". Um prato decorativo, de suspensão com decoração em alto relevo representando motivos naturalistas de crustáceos. Com grande lagosta no centro rodeada por um mexilhão, uma ameijoa, cinco percebes e berbigões, elementos decorativos modelados e aplicados sobre fundo musgado. Fundo do prato de forma circular côncava, sem aba e vidrado a castanho. Em faiança (barro vermelho) vidrada, policromo a castanho, verde, vermelho e camurça. Peça rodada e modelada. Musgado.

. Marca: - F.F.C.R. da autoria de António Augusto da Costa Motta Sobrinho.  Monograma inserido num círculo, gravado na pasta, na base do prato.

Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, propriedade de Manuel Augusto Godinho Leal,  sob a direcção artística de Costa Motta Sobrinho, 1907-1913. 

Costa Motta Sobrinho (1877-1956) foi precursor na inovação do design da cerâmica decorativa portuguesa e um representante da Arte Nova no nosso país.

. Dimensões: 10 altura x 30 cm de diâmetro.

. Estado de Conservação: Apresentava três lacunas das patas da lagosta posteriores direitas e uma da pata posterior esquerda. Também uma falha de cerca de 0,50 cm. na ponta da antena da lagosta bem como, restauros anteriores: colagens num percebe e no bordo do prato .

                                

                                    

Prato "lagosta" de Costa Motta Sobrinho após as intervenções de Conservação e Restauro (última fotografia da autoria e gentilmente enviada pelo Proprietário da peça).