. Análise do estado de conservação:
Azulejos que apresentavam fracturas, lacunas, preenchimentos em cimento e 6 azulejos com a policromia em falta.
De acordo com o quadro diagnosticado foi preconizada a metodologia de intervenção que a seguir se descreve, sistematizada por conteúdos, não tendo sido necessariamente efectuada de acordo com a sequência apresentada, caso indicação contrária.
. Tratamentos de Conservação e Restauro efetuados: (In LOCO)
* Levantamento mecânico e picagem de cimentos.
* Limpeza dos azulejos – (sem levantamento dos azulejos) Limpeza química e mecânica dos azulejos e lacunas de azulejos de modo a remover todas as sujidades e preenchimentos antigos de argamassas e/ou cimento.
Nota: As manchas amarelas em alguns azulejos, manchas que parecem ferrugem, foram emergidas em pachos de algodão com diferentes produtos químicos (do mais fraco para o mais forte) isto, durante toda a duração do tratamento no entanto, foi sem efeito.
* Impermeabilização das lacunas volumétricas – Nas zonas a preencher, foi aplicado um filme protecção composto por uma resina acrílica reversível (o Paraloid B72) de modo a permitir a completa reversibilidade dos preenchimentos. Esta operação foi realizada em todo o revestimento cerâmico.
* Preenchimentos volumétricos dos azulejos com falta de coesão estrutural ou ausência de chacota e/ou vidrado com Milliput (pasta epóxida de 2 componentes), permitindo uma superfície bastante adequada e resistente, muito aproximada à resistência do azulejo. Preenchimentos executados no local, segundo o método “a frio” e nas áreas que apresentam falta de azulejos (contabilizados aproximadamente 6 azulejos em falta).
* Nivelamentos – De modo a permitir uma superfície lisa idêntica à do azulejo original, realizada com o bisturi e lixas de baixa granulometria.
*Reintegração pictórica – Com tintas acrílicas e/ou pigmentos naturais em pó vinculados a verniz.
* Aplicação de camada de protecção nas reintegrações – Aplicação de um filme de protecção, com verniz transparente (verniz de retoque brilhante, à base de resina acrílica), escolhido em compatibilidade com o método da reintegração.
Acima: Durante as intervenções de Conservação e Restauro.