Intervenções de Conservação e Restauro de cerâmica realizadas com Antiquários, Museus e Coleccionadores privados. Para todos os que se interessam pela recuperação de peças. Works in Restoration and Conservation with respected antique dealers and Museums in Portugal, as well as private ceramic collectors. For all the lovers of Ceramics (Majolica, Terra Cotta and Family Heirlooms and Sentimentals)
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Centro de mesa – “Renascença”
. Antes e depois da intervenção de Conservação e Restauro.
. Centro de mesa de forma esférica; com bojo esferóide achatado ladeada com duas asas formadas por dragões. Decoração profusa, relevada com motivos de inspiração renascentista; conchas, volutas, fitas, motivos florais e geométricos. No centro, apresenta dois medalhões centrais ladeados por torsos de figuras mitológicas e encimados por dois “”putti”.
Peça moldada; faiança policroma e vidrada com escorridos.
. Não apresenta qualquer marca. Apenas um número “21” relevado, carimbado na pasta referente a uma identificação operária.
. Datação: Tratando-se de uma peça sem marca, apenas com o número existente na base não nos permitiria chegar à proveniência e/ou datação da mesma, no entanto através de comparação com peças artísticas idênticas (tipo de molde, pasta utilizada e aplicação de vidrado) podemos nitidamente afirmar estarmos perante uma cerâmica da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha da 1ª metade do séc. XX (c. 1900).
. Dimensões: 26,5 x 46,5 x 33 cm.
. Estado de Conservação: A peça apresentava diversas faltas e falhas de matéria e de vidrado ao longo do bordo, base e nos elementos decorativos salientes (cerca de dezoito). Falta volumétrica total de uma cabeça de dragão e fractura da outra.
. Pormenor da falta volumétrica total de uma cabeça de dragão. . Pormenor da cabeça de dragão fracturada.. Reprodução da cabeça do dragão com recurso a um molde feito a partir da outra cabeça e preenchido com gesso dentário.. Durante a reintegração cromática da zona reconstruída. . Após a aplicação de um filme de protecção final.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
AMO ESTA ARTE DE RESTAURAR ONDE FAZER ESTE CURSO NAO POSSO PAGAR UMA FACULDADE EXISTE CURSO DE RESTAURAÇAO E QUE TENHA PREÇO QUE POBRE VENHA PODER FAZER ACHO QUE RESTAURAR TEM QUE ESTAR NO SANGUE Boa Tarde Obrigado
Enviar um comentário