. Jarra "Cobras e Lagartos" antes e depois da intervenção de Conservação e Restauro.
. Jarra em faiança, moldada e modelada, policroma e vidrada com escorridos. Constituída por um corpo bojudo e um gargalo estreito e alto, decorada com animais aplicados em relevo como lagartos, lagartixas, cobras (duas cobras enroladas que formam as asas da jarra), rãs, larvas, borboletas, flores e folhas sobre fundo de efeito escorrido, com vidrado de cores em que predominam o verde de cobre, a cor de mel de ferro e os tons de castanho de manganés.
. Não apresenta qualquer marca.
. Tratando-se de uma peça sem marca, podemos apontar uma datação aproximada: 2ª metade do século XIX (c. 1870 a 1900).
Justificação: através de comparação com peças decorativas idênticas a esta inspiradas no estilo “palissista”(do estilo naturalista da obra de Bernard Palissy (1510-1590), ceramista francês do século XVI, em Portugal foi em Caldas da Rainha que melhor se explorou esta fonte de inspiração), uma de maiores dimensões e com marca gravada de Manuel Cipriano Gomes “O Mafra”, ou outra “jarra das cobras” do mesmo período, atribuída à Fábrica de José Alves Cunha – Caldas da Raínha)
. Dimensões: 27,5 x 20,5 x 14 (diâm. boca)x 12 cm. (diâm. base)
. Estado de Conservação: A peça apresentava diversas falhas de matéria e de vidrado ao longo do bordo, base e nos elementos decorativos salientes. Verificavam-se ainda faltas volumétricas totais da cabeça do lagarto, lagartixa e argola inferior de uma das cobras (correspondente à zona da asa).
. Pormenor do corpo da cobra que constitui a asa durante a reconstituição volumétrica, reintegração cromática e aspecto final.
. Pormenor dos elementos decorativos, cabeças do lagarto e da lagartixa durante a reconstituição volumétrica, reintegração cromática e seu aspecto final.
. Pormenor final dos preenchimentos das falhas pré-existentes ao longo do bordo da Jarra "Cobras e Lagartos"
Intervenções de Conservação e Restauro de cerâmica realizadas com Antiquários, Museus e Coleccionadores privados. Para todos os que se interessam pela recuperação de peças. Works in Restoration and Conservation with respected antique dealers and Museums in Portugal, as well as private ceramic collectors. For all the lovers of Ceramics (Majolica, Terra Cotta and Family Heirlooms and Sentimentals)
quinta-feira, 5 de março de 2009
Jarra "Cobras e Lagartos"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
São peças maravilhosas para restaurar, sorte tua Inês:-D
Usas Cola Fynebond nessas peças para um vidrado intenso?
Boa tarde. Essa cola geralmente reservo-a mais para materiais vítreos ou semi-vítreos.
Para aplicação da protecção final em faianças, por norma utilizo mesmo um verniz à base de resina acrilica, brilhante ou mate consoante o efeito pretendido e gosto de trabalhar com o Rembrant Picture Varnish ;D
Obrigada pela resposta, nunca utilizei esse verniz e para as faianças, em geral, uso os pigmentos misturados com a resina acrílica Rustins Quick Drying Ceramic Glaze, mas parece que a rustins vai descontinuar este produto, o que é pena pois é excelente.
Bom trabalho, é uma delícia ver as peças em que trabalhas.:-)
Enviar um comentário