Intervenções de Conservação e Restauro de cerâmica realizadas com Antiquários, Museus e Coleccionadores privados. Para todos os que se interessam pela recuperação de peças. Works in Restoration and Conservation with respected antique dealers and Museums in Portugal, as well as private ceramic collectors. For all the lovers of Ceramics (Majolica, Terra Cotta and Family Heirlooms and Sentimentals)
quinta-feira, 16 de abril de 2009
O Futuro da Fábrica Bordalo Pinheiro
Após ter tido conhecimento desta "nova aposta" para a Fábrica Bordalo Pinheiro, que havia sido publicada na revista Visão (de dia 9), foi com imenso gosto e interesse que tive o prazer de ver o programa Câmara Clara da RTP2 (no passado dia 12) pois se esta "nova aposta" me havia feito interrogar, este programa ao abordar o tema em torno do "futuro" da mesma permitiu-me esclarecer muitas questões acerca da gestão e interrogar outras no âmbito da criação. Mas afinal são sempre de louvar esforços no sentido de preservar património artístico e de dinamizar a produção cultural.
Com os CONVIDADOS: JOANA VASCONCELOS E DUARTE RAPOSO MAGALHÃES
Resumo do tema semanal: Rafael Bordalo Pinheiro é o maior artista português do séc. XIX, segundo muitos historiadores de arte. Mas a fábrica de faianças que fundou há 125 anos nunca deixou de enfrentar o risco de falência. Num contexto de crise económica aguda, que viabilidade efectiva tem a fábrica Bordalo Pinheiro, agora nas mãos da Visabeira? Duarte Raposo Magalhães é um dos mais experientes gestores portugueses na indústria manual e decorativa, a artista plástica Joana Vasconcelos, que tem trabalhado intensamente sobre a obra cerâmica de Rafael, foi uma das promotoras da carta aberta que pressionou o Governo a intervir neste caso. Os dois vão dizer-nos por que razão acreditam que é desta que a fábrica vai vingar. Uma emissão que o leva numa visita guiada pelos museus do país que têm o melhor das cerâmicas Bordalo, que lhe mostra ainda a exemplar recuperação da biblioteca do palácio do Monserrate, em Sintra, e as exposições BES Photo e Prémio EDP Novos Artistas.
E se o tema central já havia sido interessante, o programa acabou ainda melhor com o tema "Quem é quem" dos Xutos.
Para ver ou rever deixo aqui o link:
http://camaraclara.rtp.pt/#/arquivo/127
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
É isso mesmo Inês!
O que é bom e positivo deve ser elogiado e divulgado ;-)
É o caso do programa Câmara Clara e do salvamento da Fábrica Bordalo Pinheiro. Como já comentámos, espero que eles apostem em novos mercados para as belas peças que fabricam - as "comuns" e as "especiais"...
Obrigada pelo apoio. Tentarei ir ver a tal exposição de Arte Sacra que referiste e também já a publiquei aqui.
Nesta mensagem referi que o programa me havia feito interrogar outras questões no âmbito da criação e tu foste lá directo: «as belas peças que fabricam - as "comuns" e as "especiais"...»
beijinhos e volta sempre!
Enviar um comentário