. Jarro "Sobreiro" antes da intervenção.
. Jarro “Sobreiro” – Jarro em forma de tronco de sobreiro. Decoração com ramos, folhas e flores de roseira. Apresenta um orifício na zona superior onde assenta uma tampa circular. Peça de barro vidrado com escorridos, policroma a castanho claro e mel, verde e camurça.
. S/ Marca – Provavelmente atribuído a M.MAFRA/ CALDAS - s/d (Último quartel do século XIX) * ver nota.
. Dimensões: 32 cm. de altura e 18 cm. de Largura máxima.
. Estado de Conservação: Faltas de matéria na zona onde assenta a tampa e na zona decorativa da roseira.
. Restauros anteriores: colagem na zona da asa.
* Nota: Após 1870, data atribuível a peças semelhantes da autoria de Manuel Cipriano Gomes Mafra (1829- 1905).
«A louça destinava-se à venda ambulante em feiras e mercados, locais onde adquiria “tudo o que era susceptível de ser reproduzido ou imitado na sua fábrica”. Assim também podemos encontrar semelhança de modelos e peças no norte do País, como por exemplo da “Fábrica da Torrinha” (1844 – 1883), em Gaia e Barcelos.»
In: Catálogo Manuel Mafra 1829-1905: mestre na cerâmica das caldas. Museu da cerâmica. Maio de 2009.
. Jarro "Sobreiro" durante as descolagens.
. Jarro "Sobreiro" durante os preenchimentos de falhas, lacunas e reconstituições volumétricas.
. Jarro "Sobreiro" após as intervenções de Conservação e Restauro.
Intervenções de Conservação e Restauro de cerâmica realizadas com Antiquários, Museus e Coleccionadores privados. Para todos os que se interessam pela recuperação de peças. Works in Restoration and Conservation with respected antique dealers and Museums in Portugal, as well as private ceramic collectors. For all the lovers of Ceramics (Majolica, Terra Cotta and Family Heirlooms and Sentimentals)
sexta-feira, 30 de março de 2012
Jarro "Sobreiro"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Inês, é com imenso prazer e até uma pontinha de emoção que olho para o seu de trabalho de restauro nesta outra peça que lhe confiei e que pessoalmente me liga aos meus bisavós maternos.
Há um ano trouxe-a para Lisboa e decidi separar-me dela para ser restaurada. Ainda bem que o fiz pois o seu trabalho foi excelente e o jarro adquiriu a beleza e a dignidade perdidas.
Felicidades e continuação do ótimo trabalho que fez com as minhas peças e com as outras que agradavelmente sigo neste blog.
Muito Obrigada!
Mais uma vez gostei muito!!
Continue a seguir e qualquer coisa já sabe como entrar em contacto comigo. Disponha sempre, Inês Veríssimo F. Martins
Olá
Quero dizer-lhe que aprecio o seu trabalho. Dei com o seu blogue quando procurava na net alguma coisa sobre louça de Barcelos (Macedo), pois tenho um jarro decorado com flores e motivo de caça, que no fundo tem marca de Barcelos e a referida talvez fábrica de Macedo. Não sei o valor museológico desta peça, gostava de saber, só sei que é antiga... Obrigada e vou continuando a apreciar o seu blogue.
muito obrigada pelo seu contacto, fico feliz que goste de seguir os meus trabalhos no blog.
pelo que me descreve, muito possivelmente o seu jarro terá valor museológico, sim mas, talvez seja mais fácil identificar a sua peça se me enviar uma fotografia, o que acha?
Atenciosamente,
Inês Veríssimo Fonseca Martins
Licenciada em conservação e Restauro
pelo Instituto Politécnico de Tomar
http://inesverissimomartins.blogspot.com
917129323
Enviar um comentário