sábado, 12 de abril de 2014

"Prato decorativo com lagosta e folhas de couves sobre cesto" - Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro

Pré-visualização da imagemPré-visualização da imagemPré-visualização da imagemPré-visualização da imagemAcima: Fotografias antes da Intervenção de Conservação e Restauro


. Descrição: Faiança, vidrado policromo a castanho, azul esverdeado, vermelho e camurça. Peça rodada e aplicação de elementos modelados. Técnica da verguinha aplicada na zona do cesto.
Decoração relevada com grande lagosta no centro rodeada por folhas de couves, modeladas e aplicadas e assentes sobre um cesto castanho imitando vime entrançado. Fundo do prato de forma circular côncava, sem aba e vidrada a azul esverdeado.
O prato da lagosta apresenta no verso as seguintes indicações: marca da fábrica, data de 1889, etiqueta de participação na Expo Caldas 77 como extra catálogo:
Catálogo "Expo Caldas 77" Edição do Museu Malhoa - Pág. 185
629 - "Prato decorativo" - Forma circular. Em relevo um cesto castanho imitando vime que contem uma lagosta vermelha assente em folhas verdes. Fundo azul.

. Dimensões: Diametro 450 mm.

. Marca: FFCR - Monograma de Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha. Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro (Coleção do Museu da Fábrica com o número de inventário: 1994 - Aquando da Exposição, actualmente proveniente de Coleção Particular)

. Datação: Tratando-se de uma peça marcada, permite-nos chegar à sua proveniência, bem como à sua datação: Estamos perante uma cerâmica artística proveniente da Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro , datada de 1889 - marca gravada na pasta (carimbo usado pela fábrica).

. Estado de Conservação /intervenções anteriores: "Apresenta as seguintes anomalias de origem (provenientes da fase de fabrico): fino fendilhamento no círculo de suspensão que se estende escassos centímetros para a convexidade, uma falha de pintura na área convexa. No que respeita á área frontal os defeitos existentes estão devidamente identificados nas fotos e concentram-se no cesto" (segundo a descrição do anterior proprietário, ver fotos iniciais).

* Nota: Só posteriormente à Proposta de Tratamento, foram detectadas outras falhas/lacunas nas patas da lagosta e na verguinha que compõe o cesto - (falhas de reduzidas dimensões nas extremidades das couves, base do prato e lacunas volumétricas, de maiores dimensões, situadas em metade da segunda perna direita da lagosta e ambas as posteriores, metade da quinta perna direita e toda a esquerda da lagosta, bem como nas zonas do cesto, cerca de 20 pedaços de verguinha). Também se encontravam três fragmentos soltos no fundo do prato e pertencentes à zona verguinha do cesto.
Pré-visualização da imagemPré-visualização da imagem

Pré-visualização da imagemPré-visualização da imagem
Fotografias acima: Durante as intervenções.

Sem comentários: