terça-feira, 3 de março de 2009

Par de Jarras com folhas e flores

. Antes e depois da intervenção de Conservação e Restauro.

. Par de jarras em faiança policroma e vidrada. De corpo bojudo com gargalo cilíndrico, policromadas a castanho. Apresentam decoração em alto relevo de troncos e folhas redondas policromadas a verde e flores policromadas a branco (pelo gênero muito provavelmente tratam-se de flores lôtus, plantas aquáticas tantas vezes representadas, mostrando a contribuição da arte oriental na cerâmica).
. Apresentam uma marca gravada no reverso da base: - MADE PORTUGAL (inseridas num rectangulo e seguida de uma numeração)
(Muito possivelmente tratar-se-ão de peças das Caldas, arrisco em atribuir a estas peças decorativas a autoria de Rafael Bordalo Pinheiro pela tanto pela tipologia, como pela tonalidade do vidrado, mas sobretudo pela decoração pois esta temática, a representação exacta destas flores em relevo surge noutras peças inclusivé num prato vidrado a branco, que parece ser um estudo, pertencente à Colecção da Fábrica Rafael Borbalo Pinheiro)
. Estado de Conservação/Intervenções anteriores: Uma das jarras encontrava-se com uma colagem anterior e diversas falhas de matéria sobretudo nas folhas e flores. Outra apresentava faltas na base e na extremidade superior. Também tínhamos três fragmentos soltos (pertentes a um ramo).

. Pormenores do estado de conservação das Jarras antes da intervenção de Conservação e Restauro.

. Pormenores das Jarras durante e após a intervenção de Conservação e Restauro.

Sem comentários: