terça-feira, 17 de novembro de 2009

Próximo Director do Instituto dos Museus e Conservação (IMC) deverá ser João Carlos Brigola

O sucessor de Manuel Bairrão Oleiro no Instituto dos Museus e Conservação (IMC) deverá ser João Brigola, professor de Museologia na Universidade de Évora.
Bairrão Oleiro esteve sete anos como director e cinco como subdirector do Instituto de Museus.
O Ministério da Cultura diz que “não há ainda confirmação oficial quanto à nova direcção do IMC”, mas a nomeação de Brigola foi, há já alguns dias, adiantada por várias fontes da área cultural, e deverá ser confirmada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.


As mesmas fontes adiantam que o número dois de Brigola no IMC será Filipe Serra, licenciado em Direito e Mestre em Património Cultural pela Universidade Católica do Porto (UCP), um quadro com larga experiência de gestão cultural em organismos públicos, que exerceu diversas funções no extinto IPPAR e no actual IGESPAR e que integra actualmente o grupo de trabalho para a criação do Museu do Côa. A sua tese de mestrado – Práticas de Gestão nos Museus Portugueses – foi editada em 2007 pela UCP e recebeu um prémio da Associação Portuguesa de Museologia.

As ainda não confirmadas escolhas de Brigola e Serra estão a ser recebidas com agrado entre responsáveis de museus, aos quais parece sensata esta associação de um académico de prestígio com um administrador experiente.

Professor do Departamento de História da Universidade de Évora desde 1991 – doutorou-se em 2001 com uma tese, depois editada pela Gulbenkian, sobre Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII –, João Brigola candidatou-se nas listas do PS de Évora às últimas eleições legislativas e foi um dos subscritores do manifesto Para Uma Cultura do Século XXI, um documento que apela à refundação das políticas culturais e critica duramente a actuação dos antecessores imediatos da ministra Gabriela Canavilhas.

FONTE: http://www.publico.clix.pt/Cultura/ de 16.11.2009 - 20:23 Por Luís Miguel Queirós

Sem comentários: