quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Depósito “Touro”

. Depósito ou vasilha de aguardente em forma de touro, dito de guiseira aplicada em relevo. Apresenta-se de pé, erguido e assente sobre base oval. Apresenta dois orifícios: uma saída no cachaço do lado esquerdo e outra na zona superior do pescoço que representa uma falta da rolha (comumente em forma de flor). Faiança policroma e vidrada a cor de mel manganés com escorridos, hastes brancas.
. Marca gravada na pasta, sob a base: “H. ELIAS-CALDAS DA RAINHA”.
. Tratando-se de uma peça marcada, podemos nitidamente afirmar estarmos perante uma cerâmica das Caldas da Rainha, de Herculano Elias, do último quartel do Século XIX, início do Século XX (c. 1884-1939).
. Estado de Conservação: A peça apresentava falhas de matéria e de vidrado ao longo do bordo, base e nos elementos salientes. Colagens anteriores na cauda, orelha e haste esquerdas. Fractura na zona do orifício lateral. Falta volumétrica total da rolha, da haste direita e fractura na extremidade da outra. . Depósito "Touro" no seu estado inicial. . Depósito "Touro" durante os tratamentos de limpeza, descolagens,preenchimentos e reintegrações. . Depósito "Touro" após as intervenções de Conservação e Restauro.

4 comentários:

Pena disse...

Olá Inês, já me passaram pela mão também alguns exemplares. Mas a rolha com a forma de flor,é linda e não conhecia, nos livros que tenho nunca vi.

Só uma questão, o escorrido violeta nas hastes, não o fizeste? Por não saberes exactamente como seria e não alterares o original?

Um bom ano e continuação de um bom trabalho!!

zé lérias (?) disse...

Este artista nasceu nas Caldas da Rainha em 1932.
VER:

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/04/08/mestre-herculano-elias-abre-galeria/



Na Wikipédia está: (1864-1939) o que não é verdade.

Inês Veríssimo Martins disse...

Olá. Agradecida pela informação que ver de imediato!! Não estamos estamos a falar do mesmo ceramista, conheço o Mestre Herculano Elias a que se refere, muito provavelmente são familiares mas também não posso garantir.
Atenciosamente, volte sempre!!

Inês Veríssimo Martins disse...

Pena,
Desculpe não ter rerspondido à sua questão com maior brevidade, mas foi-me de todo impossível.
Mais uma vez agradeço as frequentes visitas ao blogue. As hastes tinham escorridos castanhos e não violeta e estes foram reproduzidos.
Obrigada e bom ano também!