segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sete Santos

ANTES - DEPOIS
. Representação de uma Nossa Senhora de Fátima de faiança clara. Peça cor de carne. Apresenta orifícios na zona superior e posterior da cabeça, o que leva a crer que teria coroa e aureola respectivamente.
. Dimensões: 35,5cm de Altura; 14cm de Largura e 8cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Pequenas falhas de matéria na zona da base e do véu e sujidade.


ANTES - DEPOIS
. Representação de uma Nossa Senhora de Fátima de gesso (sem orifícios). Peça de cor bege assente em base castanha. Peça marcada na zona posterior da base – CASA N.S.L. PORTO.
. Dimensões: 29,5cm de Altura; aprox. 9,5cm de Largura e 6,5cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Colagens anteriores na zona posterior da cabeça e do manto. Falhas de matéria na zona posterior do manto, nos dedos das mãos e do pé esquerdo, na testa, nas zonas salientes do véu e ao longo da base. Sujidade.

ANTES - DURANTE (frente/verso) - DEPOIS
. Imagem de vulto em madeira, representando a Nossa Senhora da Conceição acompanhada da iconografia de três Putti e uma serpente sobre uma meia lua. Vestígios de policromia verde, vermelha e dourada. Apresenta um orifício na base (seria aponível).
. Dimensões: 20cm de Altura; aprox. 8cm de Largura e 7cm de profundidade
. Estado de Conservação: Falta na cauda da serpente e falta de cerca de 2cm no corpo da serpente. Falta das mãos e da base (peanha). Sujidade.


ANTES - DEPOIS
. Representação de Nossa Senhora da Conceição em barro vermelho, dourada com desenhos no manto a branco e debruado a carmim. Sobre globo ou nuvem azul, acompanhada da iconografia de anjos, Putti e uma serpente. Assenta numa base quadrada também dourada. Tinha auréola (tem dois buracos na cabeça).
. Dimensões: 24cm de Altura; 8,5cm de Largura e 6,2cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Duas falhas de reduzidas dimensões no manto. Sujidade.


ANTES - DURANTE - DEPOIS
. Representação de Santa Teresa de Lieux ou do Menino Jesus. Veste como abadessa das carmelitas descalças, de véu preto, vestido castanho e manto bege sobre base verde. Representada com um crucifixo e um braçado de rosas.
. Dimensões: 20cm de Altura; 6,5cm de Largura e 6cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Diversas falhas, uma maior na zona do punho e uma antiga na zona do crucifixo. Fragmentos: uma grande pertencente à base posterior e três de reduzidas dimensões do punho. Sujidade.









ANTES - DEPOIS
. Representação de Santa Teresa de Lieux ou do Menino Jesus. (De pequenas dimensões). Veste como abadessa das carmelitas descalças, de véu preto, túnica castanha e manto bege debruado a dourado (teria brilhantes) assente sobre base verde e castanha. Representada com um crucifixo e um braçado de rosas.
. Dimensões: 14,5cm de Altura; 5cm de Largura e 4cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Diversas falhas: uma na zona do crucifixo, diversas na zona posterior do véu e outra de cerca de 1,5cm na base. Sujidade.


ANTES - DURANTE - DEPOIS
. Representação de Santa Filomena. Iconograficamente com flechas e uma âncora, atributos relativos ao seu suposto martírio. Indumentária: túnica rosa com pregas debruada a dourado (com brilhantes) e cintada com cordão também este dourado. Assenta sobre base verde e castanha.
. Dimensões: 24,5cm de Altura; 7,50cm de Largura e 5,5cm de profundidade.
. Estado de Conservação: Diversas falhas: uma de grandes dimensões na zona da âncora, outra na mão e parte inferior da palma (caule). Fragmento da cabeça. Sujidade.

2 comentários:

Flávio Texeira disse...

Ola Inês

Como está?

Estas peças são suas?

Esta Santa Filomena é uma peça muito bonita!

Sou coleccionador de arte e antiguidades, e por acaso tenho várias peças de terracota sem mãos.. Tenho um jarro sem pega, um bule da Vista Alegre com uma peça de metal que não pertence á peça original..

Poderia-me ajudar?

flmcls2@hotmail.com


Cumprimentos
Flávio S. Teixeira

Inês Veríssimo Martins disse...

Respondido via e-mail.
Obrigada pelo seu contacto! Volte sempre.