domingo, 31 de julho de 2011

Bilha das Caldas

. “Bilha” das Caldas em faiança vidrada, de forma bojuda com decoração relevada e, vidrada com escorridos a verde na zona do colo.
. Dimensões: Aproximadamente 34 cm. de Altura e 26 cm. de Largura.
. Datação: Peça sem marca do período arcaico, séc. XIX.
. Estado de Conservação: Falha de matéria na extremidade do bordo, três fragmentos pertencentes ao bojo e sujidade.

Nota* Tendo em conta a solicitação do Proprietário da Peça, e tratando-se a fractura da zona do bordo de uma fractura não recente, constituindo uma parte da história desta peça, optou-se por realizar o tratamento de conservação preventiva que fora anteriormente proposto, ou seja limitando-se à limpeza e isolamento e não avançando para a reconstituição da lacuna em falta.
Salvo os preenchimentos acima referidos uma vez afectariam a estabilidade do vidrado e constituiriam, a longo prazo, zonas que permitiam a acumulação de sujidade e consequentemente colocariam as colagens realizadas em risco.

2 comentários:

Sandra Pena disse...

É uma peça linda, gosto muito de bilhas e com esse vidrado verde...o trabalho como sempre ficou muito bem, o vidrado foi protegido e nada mais foi preciso! Bjs :-)

Inês Veríssimo Martins disse...

Obrigada Sandra!!
É um enorme prazer saber que és visitante assídua e é tão bom receber os teus comentários positivos. Ainda bem que gostaste. A peça é realmente linda. Continuação de bom trabalho também para ti! Bjs