segunda-feira, 19 de março de 2012

Prato “Sacavém”

. Prato “Sacavém” - Vista geral do Estado inicial.
. Prato “Sacavém” - Vista de pormenor do Estado inicial.. Prato “Sacavém” - Durante os preenchimentos de falhas e lacunas.. Prato “Sacavém” - Durante as reintegrações.. Prato “Sacavém” - Vista de pormenor após os tratamentos de Conservação e Restauro.. Prato “Sacavém” - Vista geral após os tratamentos de Conservação e Restauro.
. Prato “Sacavém” – Prato de grandes dimensões com motivo geométrico estampado a stencil (chapa recortada) na aba e com elementos florais ao centro. Peça de loiça utilitária em faiança fina (caulino ou pó de pedra), policroma e vidrada da Fábrica de cerâmica de Sacavém.
. Peça marcada na base: “GILMAN & CIA– SACAVÉM- Portugal”. 898 corresponderá ao número de série.
Datação: 1902/1918 e 1921/1970 (Justificação: através do período de utilização desta marca). * ver nota.
. Dimensões: 39 cm. de diâmetro.
. Estado de Conservação: Falta de matéria na zona do bordo (aba).

* Nota: Em 1902 é criada a Sociedade Gilman & Ca. Em Comandita (sócios James Gilman e Alice Howorth, Baronesa Howorth de Sacavém), esta marca estampada será a de maior utilização na vida da Fábrica. Em 1921 morre James Gilman, e Herbert Gilbert recupera a anterior marca. Gilman e Cta. Em 1962 morre Herbert Gilbert. Leland Gilbert compra as acções da empresa e a própria fábrica de Loiça de Sacavém, é criado o último logótipo da fábrica (S estilizado) sendo no entanto, que a marca anterior continua a ser utilizada até 1970.
In: Catálogo do Museu de Cerâmica de Sacavém - História da Fábrica de Loiça de Sacavém (2000).

4 comentários:

marta pereira disse...

muito bom inês...muito bom!!!

Inês Veríssimo Martins disse...

Obrigada! Doutora Marta, ainda falta o "Sacavém" da sua tia (não me esqueci!!).

Teresa Laço Pinto disse...

É com prazer que vejo no blog o restauro do meu "pratão" Sacavém. O trabalho da inês foi excelente e a simpatia também.

Inês Veríssimo Martins disse...

Muito Obrigada! É bom receber o retorno... E sobretudo sob a forma de elogios, através do Blog, o que é raro pois a maior parte dos contactos que chegam até mim não são de facto, por esta via. Neste caso, foi muito gratificante conhecer uma seguidora assídua, e verificar que deu frutos. Conhece-la pessoalmente foi um prazer e uma coisa é certa:
O seu Pratão é um exemplar lindo.
Agora venham os apreciadores de arte comentar!!