domingo, 26 de maio de 2013

"Prato Lagosta" - Manuel Mafra

. Descrição: Barro de cor creme- amarelada, vidrado policromo a castanho, verde, vermelho e camurça. Peça rodada e aplicação de elementos moldados. Técnica do musgado aplicada pontualmente.


Forma circular côncava. Decoração relevada com grande lagosta no centro rodeada por três ouriços, mexilhões, ameijoas e berbigões, modelados e aplicados sobre fundo coberto de vidrados sobrepostos de castanho e camurça que lembra os jaspeados de Bernard Palissy . 
. Dimensões: 12,6 altura x 41,5 cm de diâmetro.

. Marca: M. MAFRA/CALDAS7PORTUGAL (coroa) 1888 - marca gravada na pasta (carimbo usado por Manuel Cipriano Gomes Mafra após 1870)

. Datação: Após 1870Século XIX.


* Justificação da data: através da marca. - No inicio da sua produção começa por assinar as suas peças - MCM, posteriormente utiliza marcas gravadas na pasta _ MC.G, MCGM, associadas à âncora e só a partir de 1870 recebe autorização do rei para utilizar a coroa real associada à sua marca fabril.


. Estado de Conservação /intervenções anteriores: A peça apresentava 4 falhas nas patas da lagosta (ver foto inicial) e durante o transporte para além de ter partido mais uma e agravado as anteriores, partiu também o prato propriamente dito (e num total de 5 partes (conforme fotos). Tem ainda um musgado partido e duas conchas com lacunas.


Nota: Só posteriormente à Proposta de Tratamento, foram detectadas duas falhas/lacunas nas conchas.







Durante os Tratamentos de Conservação e Restauro.

Sem comentários: