terça-feira, 21 de outubro de 2014

ITINERÁRIOS - COLEÇÃO DE AZULEJOS ARTE NOVA DE FELICIANO DAVID NA COVILHÃ

http://beira.pt/portal/agenda-de-eventos/exposicao-itinerarios-a-arte-nova-na-covilha/
Uma grandiosa colecção de azulejos Arte Nova, do conhecido e conceituado coleccionador Feliciano David, além de várias peças e projectos de edifícios representativos desta gramática decorativa na Covilhã, estará patente ao público a partir de 16 de Outubro até 31 de Dezembro, no Museu de Arte e Cultura.
A inauguração da exibição está agendada para as 19:00 horas de Quinta-feira, dia 16 de Outubro, data que marca também o início das comemorações do 144º Aniversário desta Cidade.
Desta forma o Museu de Arte e Cultura transforma-se, até ao final do ano, em Museu Arte Nova da Covilhã, um espaço com vários pisos dedicados a um estilo claramente estético, essencialmente das áreas do design e da arquitectura, que teve início em Portugal em 1905 e que se encontra na Covilhã em vários locais como o Palacete Jardim, o Clube União, o actual edifício do Museu Arte e Cultura ou a antiga Empresa Transformadora de Lãs. Vitrais, objectos quotidianos, ornamentações em ferro e especialmente alguns padrões de tecidos que saíram das fábricas do nosso concelho fazem parte de um tesouro singular deste território.
A par da exposição será lançado um roteiro da Arte Nova na Covilhã que acompanhará o catálogo da exposição. Nas palavras do Presidente da Câmara, Vítor Pereira, trata-se de uma "obra substancial que abarca alguns dos mais relevantes exemplos desta corrente na cidade e acrescenta mais uma referência cultural ao já vasto espólio concelhio. Nesse sentido, a promoção de um património tão exclusivo tem um duplo objectivo: um primeiro que passa pela divulgação da Covilhã como um dos destinos de referência nesta área e um outro que passa pela preservação deste património histórico tão importante".
Com esta exposição, o Município da Covilhã pretende marcar uma nova posição em termos culturais, mais abrangente e diversificada, chamando assim a atenção para um património cada vez mais apreciado no país e no estrangeiro. De facto, ao receber aquela que é considerada a mais importante exposição de azulejaria Arte Nova em Portugal, este concelho é reconhecido como um dos primeiros do país a acolher esta mostra construída ao longo de vários anos por Feliciano David e Graciete Rodrigues.  In: http://www.cm-covilha.pt/

Sem comentários: