segunda-feira, 4 de maio de 2015

"Peça decorativa. Centro de mesa"


"Peça decorativa. Centro de mesa"
Escultura de forma irregular, de vulto pleno, tridimensional e de decoração relevada. Composto por uma zona superior de forma oval decorada com motivo marinho (concha de grandes dimensões aos gomos com aba recurvada ou uma espécie de onda a terminar em voluta). Representação alegórica, ao centro, constituída por um monstro marinho - grifo ou dragão alado cuja cauda enrolada forma a asa, assente num rochedo e por sua vez, assente numa base trilobada guarnecida com três conchas (suportado por três conchas que formam os pés). Peça moldada e modelada. Vidrada em vários tons azuis, castanho, branco, verde, cinzento, rosa e vermelho.


Marca gravada na zona inferior frontal: Atelier Cerâmico, Visconde de Sacavém, 1892-1896. Caldas da Rainha, Portugal.

Ceramista Autor: Pinto da Silva, José Joaquim (1863 - 1928)














Imagens: "Peça decorativa. Centro de mesa" Antes e depois da intervenção de Conservação e Restauro.

Justificação da Autoria: A peça igual do Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha foi "composta, modelada e pintada pelo Sr. Visconde de Sacavém (José)" segundo notícia da Ilustração Portuguesa, nº 240, p. 409 (Lx, 26 de Setembro 1910).


Dimensões: 57 x 47 x 45 cm.
Coleção Particular.

Estado de Conservação: A peça apresenta um fragmento pertencente à zona do rabo do grifo alado. Uma falta da orelha direita e preenchimento (fruto de restauro anterior) na orelha esquerda. Pequenas falhas e lacunas localizadas em zonas diversas. Ambos os dentes do grifo foram fruto de colagens anteriores. E uma lacuna volumétrica de grandes dimensões da concha situada na zona posterior.
 

Antes, durante e depois da reconstrução da concha em falta
 

 

Sem comentários: