. Floreira “Nabos” antes da intervenção de Conservação e Restauro (vista frontal).. Floreira “Nabos” antes (pormenor dos fragmentos soltos).
. Floreira “Nabos” – Representação cerâmica realista em forma molho de nabos em que as três folhas de nabo dispostas verticalmente constituem o corpo , sobre pé formado por três nabos. Peça de pasta branca vidrada e policroma a verde-claro.
. Sem marca - de fabrico atribuível a Caldas da Rainha.
Possivelmente da primeira produção da Secla, da autoria de José Elias (1893-1958), que também laborou na FFCR (Fábrica de Faianças Caldas da Rainha) ou de Herculano Elias(1865-1939)também operário da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha fazendo parte da equipa de Rafael Bordalo Pinheiro até cerca de 1886, ano em que saiu para montar a sua própria oficina cerâmica.
. Dimensões: 19cm. de altura e 29 c. de Largura máxima.
. Estado de Conservação: Restauros anteriores: colagens e pinturas anteriores na zona da aba superior. Faltas de matéria na zona das extremidades superiores das couves e dos nabos (base). Dois fragmentos soltos (sendo que um deles apresenta vestígios de cola) e lacuna volumétrica com fenda que se estende diagonalmente. Sujidade.
. Floreira “Nabos” durante a limpeza inicial e antes da colagem dos fragmentos soltos(vista superior).. Floreira “Nabos” durante a colagem e preenchimentos de falhas e lacunas(vista superior).. Floreira “Nabos” durante as reconstituições volumétricas e as reintegrações cromáticas(vista superior).. Floreira “Nabos” durante as reintegrações cromáticas.. Floreira “Nabos” durante as reintegrações cromáticas(vista inferior).. Floreira “Nabos” após a intervenção de Conservação e Restauro (vista superior).. Floreira “Nabos” após a intervenção de Conservação e Restauro (vista frontal).
Intervenções de Conservação e Restauro de cerâmica realizadas com Antiquários, Museus e Coleccionadores privados. Para todos os que se interessam pela recuperação de peças. Works in Restoration and Conservation with respected antique dealers and Museums in Portugal, as well as private ceramic collectors. For all the lovers of Ceramics (Majolica, Terra Cotta and Family Heirlooms and Sentimentals)
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Floreira “Nabos”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário