domingo, 22 de março de 2009

Terrina "Sacavém"


. Terrina "Sacavém" antes da intervenção de Conservação e Restauro.

. Terrina oitavada com asas, em faiança vidrada. Decorada a azul escuro e filetes a ouro, com o motivo Beira rico estampado.
. Não apresenta qualquer marca.
. Apesar de estarmos perante uma peça sem marca, podemos apontar uma datação aproximada: 2ª metade do século XIX. (Justificação: através de comparação com peças idênticas a esta, marcadas da Fábrica de Louças de Sacavém e com o mesmo motivo estampado.)
. Dimensões: 35 x 18,5 x 7 cm.
. Estado de conservação: A Terrina "Sacavém" encontrava-se em aproximadamente 16 fragmentos e não apresentava qualquer intervenção anterior.
*Nota: O proprietário pretendia que se mantivesse a "patine" antiga, daí o processo de limpeza ter sido mínimo, limitando-se à remoção de gordura da cerâmica, sobretudo nas zonas de fracturas, o indispensável a uma boa adesão dos fragmentos na sua colagem.. Terrina "Sacavém" durante as intervenções de colagens, preenchimentos e reintegrações cromáticas.

. Terrina "Sacavém" após a intervenção de Conservação e Restauro.

4 comentários:

Inês Veríssimo Martins disse...

Recebido via e-mail - From: fundo.dobau@hotmail.com

"bom dia
faço uma pesquisa em relaçao as marcas das loiças de sacavem e cruzei me com os eu blog sera que por acaso a senhora nao tem uma lista dos diferentes carimbos das louças que permitem ter uma ideia em relaçao a sua idade?
obrigado"

Inês Veríssimo Martins disse...

Gostaria muito de poder ajudar mas acontece que tive um problema com o meu computador e todas as minhas pesquisas e documentos se perderam irremediavelmente, tinha sim precisamente umas marcas das loiças com respectiva indicação das datas que a aconselho a perguntar para o Museu da Fábrica pois eles têm o livro de onde eu havia retirado alguma dessa mesma informação.
Atenciosamente,
Inês Veríssimo Martins

MUSEU DE SACAVEM
Terça a Sexta - 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00
- Sábado e Domingo - 14h00 às 22h00
- Encerra à Segunda-feira e feriados Centro de Docum. Manuel Joaquim Afonso:
- Segunda a Sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

Morada:
Museu de Cerâmica de Sacavém
Urbanização Real Forte
2685 Sacavém

Telef.: 21 940 98 00
Fax: 21 949 98 98

E-mail: museu_ceramica@cm-loures.pt
site: www.cm-loures.pt

Anónimo disse...

Bom dia ,
Tenho uma Terrina de loica Cavalinho verde, mas verifiquei que nao tinha a marca da fabrica de santarem é possivel algumas peças nao estarem marcadas? É uma terrina que já está na minha familia á muitos anos do tempo dos meus bisavós.
Obrigado

Inês Veríssimo Martins disse...

Respondendo à sua questão, sim, penso que seja possível, no entanto por vezes numa zona mais recôndita da sua terrina poderá encontrar uma numeração referente ao número de operário da Fábrica.
Espero ter sido útil, de qualquer forma deixo-lhe a mesma sugestão que fiz ao visitante anterior, contacte directamente o Museu de Sacavém e confirme esta indicação.
Atenciosamente,
Inês Veríssimo Martins