domingo, 17 de maio de 2009

Jarro com prato e tampa

Este Jarro com prato e tampa, de Manuel Cipriano Gomes "O Mafra", após a intervenção, também fará parte da mesma exposição: "Manuel Mafra 1829-1905 Mestre na Cerâmica das Caldas"
.Jarro com prato e tampa antes da Intervenção de Conservação e Restauro.

.Tampa antes da Intervenção de Conservação e Restauro.

. Tampa em faiança, de forma trilobada, areada com pega formada por folhagem em tons de verde. (Teria ainda um elemento decorativo central que se perdera).
Pertencente a um jarro, com asa e prato.
Jarro bojudo com boca triangular. Apresentando no bojo decoração relevada de folhas e flores policromadas sobre fundo também areado. Asa formada por um tronco com bolotas.
Peça modelada e rodada, em faiança, areada, policroma e vidrada a castanho, verde e amarelado.
. O interior da tampa apresenta marca gravada em relevo: “M. MAFRA – CALDAS - PORTUGAL” (encimada por uma coroa).
. Datação: Tratando-se de uma peça com marca, podemos nitidamente afirmar esta tratar-se de uma cerâmica de Manuel Cipriano Gomes Mafra “O Mafra”, da 2ª metade do séc. XIX (c. 1870-1887).
. Dimensões da tampa: 12 x 14,50 cm.
. Estado de Conservação: A tampa apresentava um total de onze fragmentos (correspondentes à zona da pega que é formada por folhagem). Consequentemente apresentava falhas e faltas de matéria cerâmica bem como do respectivo vidrado. As zonas de fractura encontram-se com sujidades.
NOTA: Apresenta ainda uma lacuna volumetrica correspondente a um elemento decorativo central, que não será reconstituído por até à data, se desconhecer do que se tratara. Por se tratar de uma peça com fins museológicos, as pequenas falhas de matéria existentes nas extremidades das folhas não foram preenchidas pois fazem parte da história da peça e enquadrando-se visualmente no conjunto sem destoar.
.Tampa durante e depois as Intervenções de Conservação e Restauro.

2 comentários:

Unknown disse...

hum.....só agora vi estas fotos com o meu nome em gigante!!!!! tira isso páaaaaaaa!!!

Inês Veríssimo Martins disse...

Está cá tão bem!! Vou tirar porque e para que?? HEIN!