domingo, 17 de maio de 2009

Tinteiro "Escrivão"

Este Tinteiro "Escrivão" atribuído a Manuel Cipriano Gomes "O Mafra", por mim intervencionado e referido nesta mensagem, - já havia anteriormente, há 32 anos, feito parte de uma exposição retrospectiva de cerâmica, pelo que se pode ver no catálogo da "Expo Caldas 77" (nº 320-"Tinteiro", pág. 105)- e, agora após a intervenção volta a estar presente na exposição referida na mensagem anterior, que inaugurará amanhã, pelas 11 horas: "Manuel Mafra 1829-1905 Mestre na Cerâmica das Caldas"

.Tinteiro "Escrivão" antes e depois da Intervenção de Conservação e Restauro.

. Tinteiro em faiança vidrada, moldado e modelado. Representando um jurista ou escrivão sentado a uma mesa com livros e respectivo tinteiro. Assente sobre uma base rectangular, debruada com filete em corda e com os cantos recortados. Vidrado transparente, castanho, verde, azul e amarelo ocre.
. S/marca. (atribuído a O Mafra, Manuel Cipriano Gomes, por comparação com peça semelhante marcada, podemos situá-la c. 1860-1870)
. Dimensões: 18,5x13,5x15,5 cm.
. Estado de Conservação/Intervenções anteriores: A peça encontrava-se bastante danificada (3 fragmentos soltos) 2 pernas da mesa e uma mão do escrivão.
Apresentava colagens diversas, bem como vestígios de colagens de intervenções anteriores e com matéria em falta; um dos tinteiros apresentava matéria em falta e a secretária apresentava a falta de uma perna; Sujidade geral.
.Tinteiro "Escrivão" antes da Intervenção de Conservação e Restauro.

.Tinteiro "Escrivão" durante as Intervenções de Conservação e Restauro.

.Tinteiro "Escrivão" após a Intervenção de Conservação e Restauro.

1 comentário:

Inês Veríssimo Martins disse...

A propósito desta peça recebi o seguinte e-mail:

"Boa tarde...Ines.
Aqui, escrevendo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BRASIL, Pesquisando no Google, sobre tinteiro, descobri teu blog, gostei, bem legal, e muito atencioso, Achei espetacular a peça " Tinteiro Escrivão" , não entendo muito de restauro de peças de ceramicas e afins.
Achei muito legal a borda azul da mesinha, já que qualquer tipo de decoração escrita me atrai muito já que sou apaixonado por caligrafia.
Sou colecionador de relógios antigos, livros e alguns documentos antigos e sou ainda "Book-Hunter", tenho uma coleção bem rara de livros.
Adorei também as músicas que tocam no teu blog, acho que elas dizem bem o que tu és.
Achei muito engraçado teu lugarzinho de trabalho(risos).
Bem...
Um abraço,
Felipe Arruda"