domingo, 28 de junho de 2009

Museu de Évora vai ter oficina de conservação e restauro em parceria com universidade local

O Museu de Évora reabre amanhã, dia 29 de Junho, dia de São Pedro, dia da cidade de Évora e feriado municipal!


"O Museu de Évora está instalado no antigo Paço Arquiepiscopal, edifício quinhentista, posteriormente remodelado.
O acervo do museu é constituído fundamentalmente pela colecção do arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo - pintura, peças arqueológicas e numismática - pelos espólios das igrejas e extintos conventos eborenses e de estações arqueológicas da região. Integra ainda a colecção epigráfica de André de Resende e algumas doações recentes, entre as quais o legado Barahona.
As treze pinturas do antigo retábulo flamengo da Sé de Évora, a recente aquisição de uma pintura de Álvaro Pires, a colecção de pintura sacra quinhentista e de retratos dos séculos XVII e XVIII, um belíssimo tríptico de Limoges e escultura romana e renascentista constituem o espólio mais relevante do Museu.
Museu encerrado ao público por motivo de obras de remodelação."
Texto retirado do site do IMC.

Site do Museu - http://museudevora.imc-ip.pt.

Uma oficina de conservação e restauro, resultado de uma parceria com a Universidade de Évora, é uma das novas valências do Museu de Évora, que reabre amanhã, segunda-feira após obras de valorização e remodelação.

"Para trabalhar para os públicos de amanhã, é preciso conservar o património", salientou hoje à agência Lusa o director do museu, Joaquim Oliveira Caetano.

Enquanto esteve encerrado, apenas com um núcleo expositivo provisório na Igreja de Santa Clara, o Museu de Évora deu prioridade ao restauro e protecção de algumas das mais importantes peças do acervo, por técnicos de oficinas especializadas.

"Foram feitos restauros profundos em mais de um milhar de peças", salientou o director, garantindo que, com a reabertura do museu, esse trabalho "não vai parar" e vai mesmo ser criada uma oficina do próprio museu.

"Pela primeira vez, vamos ter uma oficina residente, que era um anseio de há muito tempo", revelou, salientando a "ligação estratégica" com o departamento de Química da Universidade de Évora.

Segundo o director, a academia alentejana já instalou "dois laboratórios no Palácio do Vimioso" e, "nas próximas semanas", o Museu de Évora "instalará o seu laboratório".

A oficina, que irá acolher bolseiros e estagiários ligados a essa área, vai permitir efectuar o restauro de peças sem que estas tenham de sair do museu.

"Certamente, vamos também continuar a trabalhar com oficinas de restauradores especializados", ressalvou Joaquim Caetano, explicando que esses projectos costumam envolver "peças de alguma importância", mas que o novo laboratório vai permitir restaurar "o grosso das outras obras".

"Esperamos, dentro de pouco tempo, ter todas as peças do museu em condições óptimas de conservação", frisou.

Uma série de exposições temporárias já estão programadas, além da inaugural, que apresenta trabalhos de Luís Afonso, "um dos grandes cartoonistas portugueses e um dos vultos da cultura actual do Alentejo".

No mês de Outubro, altura em que todo o museu já deverá estar aberto ao público, avançou, deverá ser inaugurada uma "exposição importantíssima e de nível internacional" baseada numa "colecção privada de armas brancas orientais".

"A colecção nunca foi mostrada e tem autênticas peças de joalharia, de importância histórica e artística", vincou, revelando que vão ser mostradas "armas dos povos com os quais os portugueses contactaram durante as Descobertas".

Retratos romanos, em parceria com o Museu Nacional de Arte Romana, de Mérida (Espanha), obras de pintores luso-flamengos e desenhos da autoria do artista plástico António Charrua, que viveu em Évora e faleceu em 2008, são outras das exposições programadas.

FONTE: RRL. Lusa


Na sequência desta notícia, em http://amigosmuseuevora.blog.com encontrei isto:
Voluntários são precisos:

«No âmbito das obras de recuperação, o Museu de Évora necessita voluntários para trabalhar no restauro e conservação da pedra.
Este trabalho será feito com orientação de um restaurador.
Os interessados deverão contactar o Dr. António Alegria, no edificio principal do Museu, na Igreja das Mercês (Rua do Raimundo) ou pelo telefone 266702604.
Gratos pela disponibilidade»

Sem comentários: