quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Floreira “Nabos”

. Floreira “Nabos” antes da intervenção de Conservação e Restauro (vista frontal).. Floreira “Nabos” antes (pormenor dos fragmentos soltos).
. Floreira “Nabos” – Representação cerâmica realista em forma molho de nabos em que as três folhas de nabo dispostas verticalmente constituem o corpo , sobre pé formado por três nabos. Peça de pasta branca vidrada e policroma a verde-claro.

. Sem marca - de fabrico atribuível a Caldas da Rainha.
Possivelmente da primeira produção da Secla, da autoria de José Elias (1893-1958), que também laborou na FFCR (Fábrica de Faianças Caldas da Rainha) ou de Herculano Elias(1865-1939)também operário da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha fazendo parte da equipa de Rafael Bordalo Pinheiro até cerca de 1886, ano em que saiu para montar a sua própria oficina cerâmica.

. Dimensões: 19cm. de altura e 29 c. de Largura máxima.

. Estado de Conservação: Restauros anteriores: colagens e pinturas anteriores na zona da aba superior. Faltas de matéria na zona das extremidades superiores das couves e dos nabos (base). Dois fragmentos soltos (sendo que um deles apresenta vestígios de cola) e lacuna volumétrica com fenda que se estende diagonalmente. Sujidade.
. Floreira “Nabos” durante a limpeza inicial e antes da colagem dos fragmentos soltos(vista superior).. Floreira “Nabos” durante a colagem e preenchimentos de falhas e lacunas(vista superior).. Floreira “Nabos” durante as reconstituições volumétricas e as reintegrações cromáticas(vista superior).. Floreira “Nabos” durante as reintegrações cromáticas.. Floreira “Nabos” durante as reintegrações cromáticas(vista inferior).. Floreira “Nabos” após a intervenção de Conservação e Restauro (vista superior).. Floreira “Nabos” após a intervenção de Conservação e Restauro (vista frontal).

Sem comentários: