quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Futuro da Fábrica Bordalo Pinheiro


Após ter tido conhecimento desta "nova aposta" para a Fábrica Bordalo Pinheiro, que havia sido publicada na revista Visão (de dia 9), foi com imenso gosto e interesse que tive o prazer de ver o programa Câmara Clara da RTP2 (no passado dia 12) pois se esta "nova aposta" me havia feito interrogar, este programa ao abordar o tema em torno do "futuro" da mesma permitiu-me esclarecer muitas questões acerca da gestão e interrogar outras no âmbito da criação. Mas afinal são sempre de louvar esforços no sentido de preservar património artístico e de dinamizar a produção cultural.

Com os CONVIDADOS: JOANA VASCONCELOS E DUARTE RAPOSO MAGALHÃES
Resumo do tema semanal: Rafael Bordalo Pinheiro é o maior artista português do séc. XIX, segundo muitos historiadores de arte. Mas a fábrica de faianças que fundou há 125 anos nunca deixou de enfrentar o risco de falência. Num contexto de crise económica aguda, que viabilidade efectiva tem a fábrica Bordalo Pinheiro, agora nas mãos da Visabeira? Duarte Raposo Magalhães é um dos mais experientes gestores portugueses na indústria manual e decorativa, a artista plástica Joana Vasconcelos, que tem trabalhado intensamente sobre a obra cerâmica de Rafael, foi uma das promotoras da carta aberta que pressionou o Governo a intervir neste caso. Os dois vão dizer-nos por que razão acreditam que é desta que a fábrica vai vingar. Uma emissão que o leva numa visita guiada pelos museus do país que têm o melhor das cerâmicas Bordalo, que lhe mostra ainda a exemplar recuperação da biblioteca do palácio do Monserrate, em Sintra, e as exposições BES Photo e Prémio EDP Novos Artistas.

E se o tema central já havia sido interessante, o programa acabou ainda melhor com o tema "Quem é quem" dos Xutos.
Para ver ou rever deixo aqui o link:
http://camaraclara.rtp.pt/#/arquivo/127

2 comentários:

Diogo disse...

É isso mesmo Inês!
O que é bom e positivo deve ser elogiado e divulgado ;-)
É o caso do programa Câmara Clara e do salvamento da Fábrica Bordalo Pinheiro. Como já comentámos, espero que eles apostem em novos mercados para as belas peças que fabricam - as "comuns" e as "especiais"...

Inês Veríssimo Martins disse...

Obrigada pelo apoio. Tentarei ir ver a tal exposição de Arte Sacra que referiste e também já a publiquei aqui.
Nesta mensagem referi que o programa me havia feito interrogar outras questões no âmbito da criação e tu foste lá directo: «as belas peças que fabricam - as "comuns" e as "especiais"...»
beijinhos e volta sempre!