segunda-feira, 13 de abril de 2009

Faiança de Rafael Bordalo Pinheiro no "Refúgio"

A mesma Jarra "Lagarto" de Rafael Bordalo Pinheiro, por mim intervencionada e referida na mensagem anterior, - "Peça moldada e modelada, em faiança, de forma cilíndrica dita de “canudo” policromada e vidrada em tons de castanho com escorridos, apresentando ao centro decoração naturalista, com aplicação relevada de um lagarto verde. Marcada: FFCR (sigla envolta numa serpente) - Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha e datada de 1904 (período em que a função de director técnico-artístico da Fábrica se encontrava a cargo de Rafael Bordalo Pinheiro)" - havia sido anteriormente alvo de registo fotográfico para fazer parte de uma reportagem da Revista "domingo" intitulada "O REFÚGIO".
O refúgio trata-se da casa do Proprietário da Jarra "Lagarto", no Alentejo, é "uma casa de recordações, que junta diversas artes, peças recolhidas ao longo de uma vida" e do qual passo a publicar um breve excerto:



. CLIQUE PARA AMPLIAR (e visualizar a referida Jarra "Lagarto" que se encontra na imagem superior, ao centro abaixo da pintura de Diogo Munhoz)

In: Revista "domingo"
(suplemento da edição nº10775 do Correio da Manhã)
Texto: Bruno Contreiras Mateus
Fotos: Nuno Veiga/Elvaspress
30 de Novembro de 2008

1 comentário:

Diogo disse...

Acho que o Gonçalo vai gostar do Lagarto renascido, e também desta referência ao artigo ;-)