quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jarra “Lagarto”



. Jarra "Lagarto", estado inicial e final.
. Jarra de forma cilíndrica dita de “canudo” policromada e vidrada em tons de castanho com escorridos; No centro, apresenta decoração naturalista, com aplicação relevada de um lagarto verde. Peça moldada e modelada; faiança policroma e vidrada com escorridos.
. Apresenta marca carimbada em relevo: FFCR (sigla envolta numa serpente) e uma númeração também relevada e carimbada na pasta referente a uma identificação operária/número de série e à data de fabrico.
. Datação: Tratando-se de uma peça com marca, podemos nitidamente afirmar estarmos perante uma cerâmica da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha da 1ª metade do séc. XX (datada: 1904).
. Dimensões: 28 x d. 20 cm.
. Estado de Conservação/Intervenções anteriores: A peça apresentava diversas faltas e falhas de matéria e de vidrado ao longo da base e nos elementos decorativos salientes (dedos). Também apresenta dois “cabelos” verticalmente paralelos na zona superior do corpo. Falta volumétrica total de ambas as pernas dianteiras do lagarto e fractura da cabeça (com vestígios de cola).
. Pormenores da jarra "Lagarto" antes da intervenção. . Jarra "Lagarto" durante as intervenções de Conservação e Restauro (limpeza, consolidação, reconstituições e reintegração).

CLIQUE SOBRE AS IMAGENS (para as ampliar e poder visualizar as Intervenções de Conservação e Restauro com mais pormenor).

3 comentários:

Diogo disse...

Este trabalho MERECE um comentário, como merece o teu blogue, que está óptimo e pleno de informação.
O lagarto parece ter ficado esplêndido, bela ressurreição. Até faz os "lagartos" ficarem orgulhosos de assim serem chamados :-)

Beijos do mano (100% imparcial!)

RFM disse...

Consigo ver (apesar da distância) que ficou um óptimo trabalho!!! Parabéns!

Inês Veríssimo Martins disse...

Ena, ena, que bom, elogios!
"Obrigados" :D aos 2